Oferecer um bom serviço é essencial para ter uma maior aproximação com seu cliente. Esse tipo de atitude aumenta o diferencial competitivo da sua empresa, o que agrega valor ao negócio e favorece o alcance dos objetivos estabelecidos.
O gerenciamento de riscos é o principal responsável pela maior segurança nas ações de distribuição, além de otimizar os resultados da logística como um todo, ou seja, tudo que um cliente espera ao contratar um serviço.
Apesar de todas essas vantagens, ainda existem empresas que consideram a medida como um custo a mais e desnecessário. Se você ainda tem dúvidas, continue com nosso texto e veja que não gerenciar os riscos é o maior risco que se pode correr em uma operação.
#1 Menores custos para seu cliente
A redução dos custo é um dos maiores benefícios adquiridos pelo gerenciamento de riscos no transporte de cargas. Isso porque o cronograma de atividades é cumprido com mais precisão, dentro do prazo e de acordo com o planejamento.
Desse modo, a ocorrência de erros e retrabalho é mitigada, permitindo a conclusão do trajeto dentro do orçamento previsto. O cliente também evita outros possíveis problemas que implicam custos como erros na documentação ou danos na própria carga.
#2 Maior satisfação dos seus clientes e dos clientes deles
A escolha das melhores rotas para o envio das mercadorias e a redução do tempo de execução de procedimentos burocráticos acaba refletindo positivamente em outro ponto importante quando se trata de entregas: o prazo – principal preocupação dos seus clientes e dos clientes desses.
Além disso, como as ocorrências são antevistas, é possível reagir com mais agilidade e seguir com o cronograma do projeto, ainda que outros imprevistos surjam.
#3 Clientes mais seguros e confiantes
Roubos de cargas, acidentes, falta de infraestrutura, entre tantos outros problemas fazem parte do dia a dia das empresas que atuam no mercado de logística no Brasil e sempre trazem enormes prejuízos para transportadoras e clientes. Por isso, o gerenciamento de riscos utiliza técnicas cujo objetivo é aumentar a segurança dos transportes e, por meio de medidas preventivas, minimizar as perdas materiais, financeiras e humanas.
#4 É mandatório para algumas apólices de seguro
O crescente índice de ocorrências de roubo eleva demasiadamente os prejuízos das seguradoras. Por isso, muitas seguradoras exigem que vários procedimentos de GR sejam adotados, como: análise de perfil do motorista, planejamento de acordo com o tipo de mercadoria e rota e tecnologias de segurança adequadas ao transporte.
Quer saber mais sobre o assunto? Conheça a líder no mercado de gerenciamento de riscos de carga e aumente a sua cartela de serviços.